quinta-feira, 16 de agosto de 2007

ATA e outros aparelhos

Além de PABX e FAX, existem outros equipamentos que costumam utilizar uma linha telefônica. São bastante comuns as maquinas de pagamento por cartão de crédito/débito.

Se elas funcionariam sobe VoIP com ATA é preciso considerar duas coisas: o número a ser discado e o CODEC usado.

1 - O número que a máquina disca precisa ser acrescido do código de área. Assim deve precisar ser reconfigurada de alguma forma para atingir os servidores da operadora de cartão.

Conheço aqui em Curitiba quem trabalhe na anutenção e instalação delas. Estou aguardando email de informações ;-)

2 - O Codec preferencial (g729) não poderia ser usado pelo mesmo motivo do FAX; gera pequenas perdas de áudio. Logo o ATA deve ser forçado para g711u (ulaw) por exemplo.

O bom seria que se fizesse teste com vários codecs para verificar qual consegue mandar sinal digital compatível. Cada "maquininha" pode ter tolerâncias diferentes. Note-se que nem todos os que os ATAs têm são aceitos pelos servidores da TelMaxi para evitar carga demasiada nas máquinas pela tradução de Codec.

Assim que tiver mais informações complento em outra nota aqui no Boletim EsseTalVoip.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

ATA, PABX e FAX

Muitos têm perguntado sobre a possibilidade de uso de VoIP em PABX. Eventualmenet perguntam sobre FAX também. A resposta para ambos os casos é um estrondoso sim!

O ATA é tanto FXS como FXO, ou seja, tanto origina como recebe conexão telefônica. Daí usar seu conector para servir como tronco de PABX é muito natural. Aliás, quase que por definição, o VoIP surgiu para substituir as centrais telefônicas, seja pelos custos de implementação e operação como pela facilidade de atualização, expansão e de recursos agregados.

Veja-se o caso do Asterisk, que além de plataforma VoIP pode ser interligado com a PABX atual dispondo de recursos como secretária eletrônica com menu de voz, conferência, siga-me... tudo facilmente implementável.

Mesmo sem utilizar um servidor dedicado para VoIP/PABX, um simples ATA faz as vezes de nova linha, completamente transparente aos utilizadores. A não ser pela diferença do modo de discar, que depende de programação da PABX. Vale lembrar que um tonco analógico convencional também precisa ser configurado.

Sobre FAX, alguns ATAs permitem que sejam enviados, sem problema. Por exempo, o SPS2102 da linksys é um dos que entende e seleciona o codec apropriado automaticamente. O codec g729 degrada um pouco o áudio, da mesma forma que o MP3, em prol de ocupar menos espaço. Como os dados de FAX são informações digitalizadas não admitem perda.


Tela de configuração (padrão) que mostra suporte a FAX


Finalizando, estas informações foram testadas, enviando FAX através de PABX por linha VoIP TelMaxi com um SPA2102 e MoDem ADSL DLink500. Outros ATAs podem não ter suporte a FAX. Aguardem outras análises.

domingo, 12 de agosto de 2007

Sites VoIP

O VoIP é de fato a tendência de mercado, a tecnologia que está na crista da onda.

Uma breve pesquisa mostra muitos sites que mantém notícias e informações, seja para aplicações pessaois, empresariais, falando de material técnico, corporativo, aplicações, acessórios. E nem são a Wired [1] ou ZDnet [2] que praticamente têm a obrigação de adiantar as tecnologias.

Eis alguns, apanhados aleatoriamente.