sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Como melhorar a qualidade da linha VoIP?

Tradução livre do artigo 10 Ways To Improve VoIP Quality
Aos poucos vou ampliar material sobre cada um destes tópicos


  1. Use hardware phones ao invés de softphones
    Tenha um verdadeiro telefone VoIP ou Adaptador de Telefone Analógico (ATA, é um dispositivo que conecta telefones convencionais a um serviço VoIP). É um aparelho que não compartilha os recursos do computador, operando por copnta própria.

  2. Use fones-de-ouvido (headset) ou fone USB
    Caso tenha decidido ficar com um softphone, use fones-de-ouvido (headset) ou fone USB. Ainda vai precisar de computador, mas assim se elimina o ruído ambiente porque o microfone está mais perto da boca E como o som será apenas dos pequenos auto-falantes haverá menos eco.

  3. Tenha uma conexão de banda-larga estável
    Exato, será preciso que a banda-larga seja boa. Não apenas com grande largura de banda, mas de boa latência. Quando os valores de ping começam a diminuir haverá problema.

  4. Use o codec certo
    Alguns codecs são melhores em qualidade, mas exigem mais largura de banda. Usando um codec de alta qualidade com pouca banda a performance será afetada. Para calcular quanta banda é necessária use um calculador de banda.

  5. Tenha a melhor taxa de upload que puder
    Algumas conexões são assimétricas (como o ADSL). Na maioria das vezes isto significa que terá bastante largura de dowload mas pouco upload. Para melhores taxas de upload podem ser usados codecs melhores.

  6. Não estrangule sua conexão
    Compartilhar a conexão com outros consumidores de banda como P2P ou streaming media disponibilizará menos banda para conversação. Desative-os se estiver experimentando fragmentação ou conexão ruim.

  7. Ajuste suas configurações de áudio
    Tome algum tempo para fazer um ajuste fino de suas configurações de áudio. Os níveis de entrada de áudio são especialmente importantes. Não os deixe nem muito alto nem muito baixos.

  8. Use QoS
    O QoS (Quality Of Service, Qualidade de Serviço) dá prioridade para certos tipos de tráfego. Por vezes já está habilitado em seu roteador ou sistema operacional, ou pode ser configurado por conta própria.

  9. Use cancelamento de eco
    Se seu programa suportar use o cancelamento de eco. É um programa interno que previne de ouvir sua voz de volta. Use se não dispuser de fones de ouvido.

  10. Encontre um lugar quieto para falar
    Vale para qualquer conversa. Procure por locais calmos para falar para que nenhum tipo de ruído de fundo o distraia ou consuma sua preciosa largura de banda. Muitos codecs são otimizados para a fala e outros tipos de ruído não são comprimidos tão bem como a fala.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Vídeos: o que é VoIP

Eis dois vídeos de 5min do programa Olhar Digital, explicando o que é a tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol), que vem revolucionando a telefonia atual. Uma das características mais marcantes da telefonia VoIP, além da qualidade de ser em meio digital, é a grande economia nos custos de ligação.

O que é VoIP


Benefícios do voip