sexta-feira, 27 de julho de 2007

eyeBeam 1.5

Como sabem está disponível o eyeBeam 1.5. Este programa custa U$60.00 cada licença e está disponível como parte de seu pacote de adesão.

Esta compilação é diferente da disponível na Counter Path e vem com o servidor sip2.telmaxi.com pré configurado. Para instalá-lo é necessário que se informe a chave individual de instalação. Depois basta indicar a conta e senha.

Não esqueça de clicar no quadradinho para marcar a conta com o ativa.

O número da licença individual, da conta e da senha podem ser encontrados em Minhas Contas



A vantagem deste softfone é utilizar o codec g.729. Como este codec utiliza menos banda as ligações ficam menos propensas a erros. Os servidores trabalham considerando-o como padrão, assim, se ambas terminações o estiverem utilizando, os servidores terão menos carga. Mas quando uma das pontas trabalhar com outro codec (ulaw, alaw, gsm, iLBC, h323...) será necessára a tradução. Aí se corre o risco de alguma imperfeição no áudio.

Alguns ATAs também poder ter o g.729 marcado como preferencial. Logo teremos aqui no Boletim EsseTalVoip uma lista e como revisar e configurar esses ATAs.

O eyeBeam deve funcionar só com windows 98SE, NT, 2000 e XP. Com o Vista não deve dar problema. Não está disponível para linux, mas deve funcionar emulado, como se ê na figura ao lado. O mesmo com MacOX.

Não esqueça de explorar os recursos da agenda de telefones!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

g.729

O g729 é um algoritmo (programa) de CODEC para compressão de dados de áudio. É algo como uma mistura de MP3 com ZIP...

Sua principal vantagem é o baixo consumo de banda - trabalha a 8 kbit/s - fazendo amostragens de 10ms. Mas, como nada é de graça, exige bastante de processamento. É proprietário (Patenteado: Sipro Lab Telecom), embora haja iniciativas OpenSource (não comercial) de implementação. Por isso exige que seu custo esteja embutido nos produtos que o usem, seja ATA, Softphone ou plataforma pabx como Asterisk. Suas variantes mais populares procuram minimizar a exigência de processamento (g729a) e compressão de silêncio (g729b).

Conforme a situação, além do cliente, a plataforma de conexão deve suportar o g729 caso precise converter o áudio para completar a chamada. Isso ocorre se o destino for um telefone fixo ou um softphone como o x-lite. Se houver erro na negociação de sessão entre as partes (origem, servidor e destino) e os CODECs ou a tradução não ficarem acertados haverá silêncio ou ruídos indistinguíveis.

O consumo final de banda pode ser conferido em Bandwidth Calculator for VOIP. Selecione a situação comum para usuários domésticos ("ADSL PPPoA") e compare o consumo de diversos CODECs. Repare que a comunicação pode exigir mais, visto que é bi-direcional e mais ainda se estiver ocorrendo algum tráfego na internet. Veja também outras dicas sobre como melhorar a qualidade da linha VoIP.

Equipamentos dedicados para VoIP como ATA, IP-Phone ou HardPhone são preferíveis pois tem seu próprio processamento DSP, sem utilizar nem carregar o processador do micro. Podem ainda, melhorar a qualidade do serviço (QoS - Quality of Service) priorizando os dados de mídia. Fones USB estão de fato conectados ao computador, são apenas microfone e falantes abutidos em um arranjo confortável e com teclado.

Tabela teórica de consumo de banda:
 Codec        BR         NEB
G.711 64 Kbps 87.2 Kbps
G.729 8 Kbps 31.2 Kbps BR = Bit rate
G.723.1 6.4 Kbps 21.9 Kbps Taxa de dados
G.723.1 5.3 Kbps 20.8 Kbps
G.726 32 Kbps 55.2 Kbps NEB = Nominal Ethernet Bandwidth
G.726 24 Kbps 47.2 Kbps Largura de banda efetiva
G.728 16 Kbps 31.5 Kbps (uma direção)
iLBC 15 Kbps 27.7 Kbps
Fontes (em inglês):

terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso de VoIP

No site apostilando.com, entre outras apostilas, há específicas sobre VoIP.

Baixe e estude a primeira apostila que contém sobre histórico e paradigmas; operadoras convencionais, Anatel e legislação; configuração, funcionamento e recursos, qualidade, tecnologia e segurança, e bastante mais.

Quem necessitar de material um pouco mais técnico, pode encontrar nas outras:
É preciso fazer cadastro e depois baixar o material gratuitamente.