terça-feira, 14 de agosto de 2007

ATA, PABX e FAX

Muitos têm perguntado sobre a possibilidade de uso de VoIP em PABX. Eventualmenet perguntam sobre FAX também. A resposta para ambos os casos é um estrondoso sim!

O ATA é tanto FXS como FXO, ou seja, tanto origina como recebe conexão telefônica. Daí usar seu conector para servir como tronco de PABX é muito natural. Aliás, quase que por definição, o VoIP surgiu para substituir as centrais telefônicas, seja pelos custos de implementação e operação como pela facilidade de atualização, expansão e de recursos agregados.

Veja-se o caso do Asterisk, que além de plataforma VoIP pode ser interligado com a PABX atual dispondo de recursos como secretária eletrônica com menu de voz, conferência, siga-me... tudo facilmente implementável.

Mesmo sem utilizar um servidor dedicado para VoIP/PABX, um simples ATA faz as vezes de nova linha, completamente transparente aos utilizadores. A não ser pela diferença do modo de discar, que depende de programação da PABX. Vale lembrar que um tonco analógico convencional também precisa ser configurado.

Sobre FAX, alguns ATAs permitem que sejam enviados, sem problema. Por exempo, o SPS2102 da linksys é um dos que entende e seleciona o codec apropriado automaticamente. O codec g729 degrada um pouco o áudio, da mesma forma que o MP3, em prol de ocupar menos espaço. Como os dados de FAX são informações digitalizadas não admitem perda.


Tela de configuração (padrão) que mostra suporte a FAX


Finalizando, estas informações foram testadas, enviando FAX através de PABX por linha VoIP TelMaxi com um SPA2102 e MoDem ADSL DLink500. Outros ATAs podem não ter suporte a FAX. Aguardem outras análises.

Um comentário:

Renatinga disse...

Muito obrigado pelo seu post. Estava na Internet pesquisando a possibilidade de instalação de uma linha VoIP no meu PABX e seu post veio esclarecer algumas dúvidas minhas. Melhor ainda foi saber que posso usar minha linha VoIP para fax. No entanto não sei se meu ATA suportaria essa funcionalidade. Possuo um Linksys PAP2T e, de posse das informações que você me proporcionou, pesquisarei se meu ATA servirá para esse propósito. No mais, agradeço novamente pelas informações e desejo sucesso.