sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Erro 408 Request Timeout

Soube que há pessoas que estão com o eyeBeam apresentando este erro. Finalmente hoje um amigo me chamou para verificar o porquê que ocorria com ele.

Fiz alguns testes analizando o disgnóstico, mas é muita informação, que salvei e vou ver mais tarde. Sugiro habilitar para guardar e eventualmente comparar ou enviar para o suporte.

Siga estes passos:
  • Configurações -> Avançado -> Diagnóstico -> Habilitar Diagnóstico
  • Desligue a "Versão simplificada" e marque Padrão: Debug
  • Clique "Abrir diretório" e "Ok"
  • Feche e entre novamente no softphone e repare nos arquivos de diagnóstico crescendo :)

Pena que não deu tempo para fazer testes forçandco algum servidor STUN (veja em: Contas SIP -> Propriedades -> Topologia) porque no local em que estávamos com o notebook, de fato, estava passando por NAT (Network Address Translation). Sobre a necessidade de STUN já havia perguntado e sugerido a possilidade no ticket WUQ-405183.

O curioso é que com outros softphones se consegue registrar e efetuar ligações. Mas como não contam com o codec g729, as ligações não ficam tão boas. Testei com o Gizmo e com o Express Talk. Mas não conferi se eles tinham STUN por padrão para passar por NAT. Mais tarde pude testar em outro lugar, mas que autentica sem problema. O Express Talk tem um STUN padrão e o Gizmo não mostra, mas diz que suporta. Continuo pesquisando....

Aguardo comentários para que possamos nos ajudar mutuamente.

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